Progerar chega ao Grande Bom Jardim
29 de novembro de 2017 - 15:38
Data: 29 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Igreja de Jesus Cristo do Santos dos últimos dias – Rua Franciscano, n° 50, esquina com a Av. Osório de Paiva.
O Grande Bom Jardim recebe nesta quarta-feira, 29 de novembro, o Progerar – Trabalho e Cidadania. O projeto, que já passou pelo Vicente Pinzon e segue gerando oportunidades nas periferias de Fortaleza, é resultado da parceria entre Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Ceará Pacífico. A capacitação tem como foco a formação de empreendedores sociais e, beneficiará 70 pessoas, dentre jovens, lideranças comunitárias e microempreendedores.
“Precisamos desenvolver políticas que contemplem o nosso povo, principalmente os que mais necessitam do nosso apoio. O Progerar surgiu a partir dessa necessidade de incluir nossos jovens que estão nas periferias e que só precisam de um suporte para desenvolver suas potencialidades. Nosso intuito é atuar na formação de empreendedores sociais preparados para enfrentar o mercado de trabalho com garra e capacidade”, expõe o titular da STDS, Josbertini Clementino, que fará a abertura do curso, hoje, às 18h, no Bom Jardim.
A qualificação tem duração de três meses, iniciando hoje e com término previsto para o mês de fevereiro, quando serão apresentados os projetos resultantes da capacitação, que tem a carga horária de 196 horas /aula, divididas entre teoria e prática. O curso é coordenado por Sebastião Araújo, Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da STDS.
Trabalho Autônomo
De acordo com o estudo “Trabalho Autônomo e Políticas Públicas em Regiões Metropolitanas, divulgado hoje, pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), 47,2% dos trabalhadores autônomos que residem na região metropolitana de Fortaleza são analfabetos ou tem o fundamental incompleto, e apenas 3% tem ensino superior. Os dados são reflexos de uma realidade desigual, e reafirmam o desafio dos gestores e da sociedade civil no enfrentamento deste problema social.
O Progerar iniciou em abril de 2016, período em que foram capacitados mais de 500 jovens do Grande Vicente Pinzon. O Projeto faz parte do leque de ações da STDS e do Ceará Pacifico, que estão realizando esta edição com apoio da empresa Sociedade do Bem Estar da Família (SOBEF), e de diversas entidades sociais do Bom Jardim.
Ceará Pacífico
Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.
O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.
Mais informações:
Sebastião Araújo – Coordenador do Progerar: 9.8895.5466
AssessoriadeComunicaçãoSocial
SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocial–STDS
Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone:3101.2089/2099
E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter:www.twitter.com/stdsonline