Criança Feliz é foco de seminário realizado pela STDS

1 de dezembro de 2017 - 21:10

 

Entre junho e novembro deste ano, o programa realizou 31.241 visitas domiciliares, e capacitou 1.155 técnicos e gestores no Estado do Ceará

 

Data: 04 de dezembro

Horário: 9h

Local: Hotel Luzeiros, Av. Beira Mar, 2600 – Meireles

 

O Programa Criança Feliz é foco de seminário realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), nesta próxima segunda-feira, às 9h, no Hotel Luzeiros. Na ocasião, o titular da Pasta, Josbertini Clementino, apresentará os resultados do Programa e, as ações para o próximo ano. “O desenvolvimento infantil tem sido uma das nossas prioridades, por isso, em apenas seis meses, desde o inicio do programa, nós conseguimos realizar 31.241 visitas domiciliares, e capacitar 1.155 técnicos e gestores no Estado do Ceará. Nosso intuito é alcançar um número ainda maior, e assim estreitar os laços entre os serviços de assistência social e as famílias que mais necessitam do nosso apoio”, expõe Josbertini, que fará a abertura do seminário.

 

Lançado pelo Governo Federal em outubro de 2016, o Programa Criança Feliz tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. A União disponibilizou, para a implantação do Programa que atende crianças e gestantes de 170 municípios do Ceará, recursos na ordem de R$ 1.165.154,00.

 

Foco na Primeira Infância

Dentre os temas abordados nas qualificações promovidas através do programa, estão a Importância da Primeira Infância no Desenvolvimento da Criança, o Programa Criança Feliz, o Papel do SUAS, o Território e as Políticas Públicas, Visita Domiciliar das crianças de 0 a 3 anos, o método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC Workshop, Visita Domiciliar (prática) e Planejamento e Realização da Visita Domiciliar.

 

Sobre o Criança Feliz

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em todo o País, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pela pasta, o programa vai promover o desenvolvimento integral infantil e, para isso, prioriza gestantes e as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz deve acompanhar aproximadamente um milhão de crianças em 2017 e até quatro milhões ao final de 2018.

 

Ao final do processo de treinamento das equipes municipais, terão início as visitas domiciliares às famílias, principais pilares do Programa junto das ações intersetoriais. Os visitadores orientarão as famílias sobre cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e avaliarão o ambiente familiar no geral, identificando fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança. A ação estabelecerá um vínculo entre famílias e serviços de assistência social, saúde, educação, cultura e defesa de direitos humanos, já disponibilizados pela União, pelos Estados e pelos municípios.

 

O Programa Criança Feliz foi implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares são realizadas por equipes municipais, devidamente capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

 

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Facebook: www.facebook.com/stdsce

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br