STDS realiza Pacto pela Economia Solidária

13 de dezembro de 2017 - 15:30

 

Neste ano, foram atendidas mil famílias nos territórios do Vale do Curu, Maciço de Baturité e Sertão de Inhamuns

“Nós estamos construindo uma rede de atendimento que é referência para todo o Brasil. Ainda somos um movimento pequeno, mas aos poucos, dentro desta construção coletiva, estamos expandindo a política da economia solidária em nossos territórios. Este movimento é no sentido de fortalecer os grupos de pequenos produtores e associações, para que desenvolvam suas potencialidades e, possam investir em seus próprios negócios”, ressaltou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, durante o Seminário “Pacto pela EconomiaSolidária”, que encerrou na manhã desta quarta-feira,13, no Hotel Amuarama.

O evento contou com a presença dos gestores dos Centros Públicos de Economia Solidária, representantes de associações e, pequenos produtores dos três territórios contemplados, dentre os quais: Vale do Curu, Maciço de Baturité e Sertão de Inhamuns. “A economia solidária é uma base de apoio para nós, pequenos produtores, que dependemos deste suporte para desenvolver nossos negócios. Eu cuido de uma cooperativa de apicultura em Parambu e,sei que após a consultoria que recebemos no Centro, nós conseguimos levar nosso trabalho para outro patamar”, explica a coordenadora da Cooperativa de Apicultores do Município de Parambu (Coolimel), Francisca de Amorim. A rede de economia solidária tem beneficiado associações e empreendedores de diversos municípios. O foco do seminário foram as ações executadas e o planejamento para 2018.

REDE SOLIDÁRIA

A Economia Solidária tem sido uma dos eixos de atuação da STDS e, através da Coordenadoria de Empreendedorismo, atua desde 2012 nos territórios do Vale do Curu, Maciço de Baturité e Sertão de Inhamuns. Em cada território funciona um Centro Público de Economia Solidária, que, em 2017, atendeu 1.000 famílias dos 27 municípios das regiões contempladas. Dentre os quais: Acarape, Aiuaba, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Arneiroz, Barreiras, Baturité, Capistrano, General Sampaio, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Pentecoste, Quiterionópoles, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Táua, Tejuçuoca e Trairi.

Nos Centros são desenvolvidas ações para promover a inclusão semi-produtiva das famílias beneficiadas nos territórios contemplados. A Coordenadoria de Empreendedorismo da STDS atua a partir da estruturação dos centros públicos, formação de assessoria técnica e implantação de tecnologia de inclusão financeira aos empreendimentos solidários. O público-alvo é formado por empreendedores, redes solidárias e cadeias produtivas.

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9.8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Facebook: www.facebook.com/stdsce

Twitter: www.twitter.com/stdsonline