Josbertini apresenta o Cartão Mais Infância em Paracuru
15 de janeiro de 2018 - 09:55
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, visitou Paracuru nesta quinta-feira (11), onde realizou mais uma reunião técnica sobre o Cartão Mais Infância para orientação de gestores municipais e de beneficiários sobre o processo de transferência de renda às 510 famílias contempladas com o benefício no município. A ação faz parte da força-tarefa realizada pelo governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama do Ceará e da STDS, que, desde dezembro passado, percorre os municípios cearenses para expor, in loco, as especificidades do Cartão.

Ainda nesta quinta-feira, as cidades de Crateús e Cruz, onde serão contempladas, respectivamente, 487 e 209 famílias, receberam a visita do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e da secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, que capitanearam os encontros nos municípios. “Além da transferência mensal, a família também conta com acompanhamento pelas equipes de Saúde e da Assistência Social e ainda o acesso preferencial aos programas financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), nas áreas de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva”, destaca Josbertini. No Ceará, cerca de 60 mil famílias em situação de extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico e com crianças entre zero a cinco anos e 11 meses de idade, serão contempladas com R$ 85,00, mensais, até o fim de 2018.
Cartão Mais Infância Ceará afora
O titular da STDS já esteve em Guaiúba, Pacatuba, Pacajus, Ocara, Barreira, Maracanaú e, ao lado da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participou de uma série de reuniões em Fortaleza e do encontro no município de Sobral. A secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, e outras equipes de técnicos da Pasta também seguem viajando pelos municípios informando a população e dirimindo possíveis dúvidas sobre o recebimento dos recursos.
O Cartão Mais Infância é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, que apoia os municípios na construção de creches, proporciona espaços de lazer com pista de skate, academia de ginástica, playground e espaços adaptados para crianças. O benefício foi lançado pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama Onélia Santana, em dezembro de 2017, durante cerimônia no Centro de Eventos do Ceará. Os recursos são do governo do Estado e serão pagos por meio do Banco do Brasil.
Condicionalidades
A transferência de renda ocorrerá para núcleos familiares cearenses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material), além de residências urbanas sem água canalizada em pelo menos um cômodo. Cerca de 50 mil famílias do Estado receberão o Cartão Mais Infância ainda neste mês de dezembro. Até julho de 2018, cerca de 60 mil famílias cearenses serão beneficiadas.
*Mais informações
Gabinete Secretária-Executiva da STDS: (85) 3101.2093
*Foto: Rogério Rodrigues/STDS
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline