Progerar contempla 60 novos alunos no curso de empreendedorismo social do Grande Vicente Pinzón

31 de janeiro de 2018 - 14:48

Em 2016, outros 557 jovens foram qualificados na região

“Nosso trabalho é fortalecer as potencialidades das periferias, bem como integrar os territórios em que estamos atuando. A beleza desse projeto reside nas trajetórias de vidas que se encontram aqui. Cada um tem uma história para contar e o que nós mais queremos é fomentar esse protagonismo dentro das comunidades”, ressaltou o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante a aula inaugural do curso de Empreendedorismo Social, ontem (30), no Vicente Pinzón.

Representando a Vice governadora, Izolda Cela, a coordenadora do Ceará Pacifico, Karla da Escócia, refletiu sobre a importância da profissionalização e das oportunidades para o público dos territórios de atuação do Programa Ceará Pacifico. “O Progerar é resultado do compromisso deste governo com as periferias da nossa cidade. Nossa missão é construir espaços de criação, a partir do empreendedorismo e dos talentos que encontramos dentro das comunidades”, expôs Karla da Escócia.

Periferia e Protagonismo

O curso para formação de empreendedores sociais ocorrerá no CVT Portuário – Manuel Dias Branco e, beneficiará 60 pessoas, entre jovens, lideranças comunitárias e microempreendedores. O Progerar é resultado da parceria entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Programa Ceará Pacífico.

Para Jadson de Sousa, morador do Vicente Pinzón, o curso será uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos e, investir em um negócio próprio. “Eu terminei o ensino médio ano passado, e estou em busca de emprego, por isso, não tive dúvidas quando fiz a prova de seleção do curso. Quero ser um empreendedor, e investir em um negócio que possa me tornar independente”, explicou Jadson, que não escondia a ansiedade durante a aula inaugural do curso.

A qualificação se estenderá até o fim de março, quando serão apresentados os projetos desenvolvidos durante o curso, cuja carga horária é de 200h/a, divididas entre teoria e prática. A capacitação é coordenada pelo assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da STDS, Sebastião Araújo.

Em 2016, o Progerar já capacitou, no Grande Vicente Pinzón, outros 557 jovens, distribuídos em 33 turmas e qualificados em 15 diferentes cursos e atividades produtivas. Em novembro de 2017, o projeto chegou ao Grande Bom Jardim onde, atualmente, 48 jovens também estão sendo qualificados como empreendedores sociais.

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e de segurança pública.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é o desempenho integrado e compartilhado de órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

Mais informações:

Sebastião Araújo – Coordenador do Progerar: 9.8895.5466

AssessoriadeComunicação e Eventos

SecretariadoTrabalhoeDesenvolvimentoSocialSTDS

Jornalistaresponsável:CarlosEugênioSaraiva

Fone:3101.2089/2099

Twitter:www.twitter.com/stdsonline

Facebook: www.facebook.com/stdsce

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br