Josbertini Clementino apresentou projetos de capacitação da STDS para alunos de escola estadual
6 de março de 2018 - 14:40
A busca por autonomia e experiência no mercado de trabalho instiga cada vez mais os jovens cearenses. Na manhã desta terça-feira (6), os alunos da escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Estado do Pará (EEMT) receberam o titular da STDS, Josbertini Clementino, para uma bate papo sobre os projetos de capacitação desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. “Temos que convocar nossa juventude para o processo de desenvolvimento e a melhor forma de fazer isso é ofertando oportunidades, especialmente para sua inserção no mercado de trabalho”, ressaltou Josbertini.
Para Ana Livia, que cursa o 3° ano do ensino médio na escola, a conversa foi esclarecedora e positiva. “Eu almejo minha autonomia e sei que para isso preciso adentrar no mercado de trabalho. Achei muito importante as dicas do secretário, pois sei que servirão para facilitar meu acesso aos cursos profissionalizantes disponibilizados pelo governo, bem como minhas chances de chegar ao primeiro emprego ainda no ensino médio”, explicou a jovem.
A escola atua há 70 anos levando educação para o bairro Aerolândia. “Nós que estamos na lida do dia a dia dos alunos, sabemos a importância desse encontro para eles. Ouvir as dicas e entender que existem oportunidades além das que são ofertadas na escola é de extrema importância para desenvolver a auto confiança deles. Agradeço a disposição do secretário e a abertura para parcerias futuras”, expôs o diretor da escola, Jarson Rodrigues.
Novas Oportunidades
Josbertini apresentou aos alunos as possibilidades de inserção no mercado de trabalho através dos projetos de capacitação ofertados pela STDS. “Queremos levar principalmente oportunidades de estágio, na modalidade do jovem aprendiz, na qual o jovem consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo, conhecendo a prática da empresa, e também a possibilidade de empreender e colocar o seu negócio. Vamos ofertar, a partir do Primeiro Passo, várias possibilidades para que eles possam se engajar nesse processo de desenvolvimento e ter a oportunidade do primeiro emprego”, completou Josbertini.
Qualificação profissional
Nos últimos três anos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social capacitou cerca de 50 mil jovens através de sete projetos de profissionalização desenvolvidos pela Pasta, sendo cerca de 18 mil em 2017. No ano passado, foram colocados 58.395 trabalhadores no mercado de trabalho através do Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda (SINE). Na área do empreendedorismo foram formalizados 1.642 trabalhadores e 3.140 empreendedores individuais. Entre os projetos desenvolvidos estão: Criando Oportunidades, Primeiro Passo, Garantindo Acessibilidade, Empreendedor Criativo, Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), Centros de Inclusão Tecnológica e Social(CITS), Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel:9.8878.8510
Fone:3101.2089/2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline