STDS forma mais 186 profissionais na Grande Fortaleza e no Maciço de Baturité

22 de março de 2018 - 11:21

Os jovens foram capacitados através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades

Capacitar a juventude cearense tem sido um dos focos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que entrega nesta quinta (22) e sexta-feira (23), mais 186 novos profissionais ao mercado de trabalho da Grande Fortaleza e do Maciço de Baturité. Foram contemplados os municípios de Aracoiaba, Itapiúna, Aratuba, Mulungu, Acarape, Barreira e Guaiúba. O titular da Pasta, Josbertini Clementino, certificará os alunos e entregará kits instrumentais de trabalho.

“Investimos na capacitação dos nossos jovens para que descubram cada vez mais cedo qual a profissão que desejam seguir, e para que assim, possam também se preparar para adentrar no mercado de trabalho. Estamos desenvolvendo a autonomia da nossa juventude através das qualificações e da formação empreendedora” declarou Josbertini, que, nesta quinta-feira (22), passará pelos municípios de Aracoiaba,às 11h30, Aratuba, às 16h30 e Mulungu, às 18h.

Municípios contemplados

Em Aracoiaba, Josbertini certificará 20 alunos do curso de Manicure e Pedicure, por meio do Projeto Criando Oportunidades. Na cidade de Aratuba, o secretário certificará outros 20 alunos do curso de Bombeiro Hidráulico, por meio do Criando Oportunidades.

Em Mulungu, o titular da STDS, entrega 38 jovens ao mercado de trabalho, sendo 18 capacitados no curso de Informática, por meio do Projeto Primeiro Passo, na linha Bolsista e, outros 20 capacitados através do Criando Oportunidades, no curso de Confeiteiro.

Ainda nesta quinta-feira (22), as certificações também ocorrem em Itapiúna, onde serão certificados 19 jovens do curso de Confeiteiro, realizado por meio do Criando Oportunidades. Na sexta-feira outros 91 alunos serão certificados, sendo 20 do município de Acarape, outros 33 do município de Barreira e 38 da cidade de Guaiúba.

Projetos

Primeiro Passoqualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Serviço

22 de março (quinta-feira)

• Aracoiaba

→ 11h30 – Escola Municipal Emilia Ramos – Localidade de Furnas.

Projeto Criando Oportunidades: 20 formandos do curso de Manicure e Pedicure / 4 kits

• Aratuba

→ 16h30 – Câmara Municipal de Aratuba – Rua Augusto Cordeiro, 539, Centro.

Projeto Criando Oportunidades / 20 formandos do curso de Bombeiro Hidráulico / 4 kits

• Mulungu

→ 18h00 – Cras – Rua Coronel Justino Café, 440

Projeto Primeiro Passo / Bolsista: 18 formandos do curso de Informática

Projeto Criando Oportunidades: 20 formandos do curso de Confeiteiro / 4 kits

23 de março (sexta-feira)

• Acarape

→ 9h – CRAS – CE 060, s/n – (próximo ao fórum)

Projeto Primeiro Passo / Bolsista: 18 formandos do curso de Auxiliar Administrativo

• Barreira

→ 10h – Auditório da Prefeitura do município, Rua Lucio Torres

Projeto Primeiro Passo / Bolsista: 13 formandos do curso de Vendedor de Comércio Varejista

Projeto Criando Oportunidades: 20 formandos do curso de Costureiro / 4 kits

• Guaiúba

→ 13h30 – Associação dos Moradores do Baú, Rua José de Castro, s/n

Projeto Primeiro Passo / Bolsista: 19 formandos do curso de Agente de Turismo / 4 kits

Projeto Criando Oportunidades: 19 formandos do curso de Manicure / 4 kits

*Mais informações

Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br