Primeira Infância no SUAS Ceará é modelo para demais Estados da Federação
18 de abril de 2018 - 13:15
“O Ceará foi o primeiro Estado da Federação a apresentar o Plano de Ações do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e, com isso, as ideias do Ceará estão sendo copiadas pelos demais estados”. A declaração é da Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Veridiana Dias, que se encontra em visita a alguns municípios cearenses, avaliando e monitorando a evolução do programa no Estado.
Esta semana, ela esteve em Fortaleza, em reunião com a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, e com a coordenadora do Programa no Ceará, Silvana Simões, a quem manifestou a sua satisfação pela evolução do Criança Feliz, no Estado. “No Ceará, já estamos evoluindo para a fase de avaliação qualitativa do Programa, enquanto há Estados ainda na fase de definição quantitativa, do número de pessoas a serem contempladas, e alguns que nem começaram”, destacou Veridiana Dias.
Conforme explicou a consultora do MDS, enquanto a grande maioria dos Estados ainda estão definindo o número de municípios a serem visitados, o quantitativo de técnicos a serem capacitados e, em alguns, até o contingente de crianças e famílias a serem atendidas, no Ceará, os técnicos da STDS já estão avaliando a metodologia adotada e a aceitação do programa por parte da população beneficiada. No Ceará, o Primeira Infância no SUAS Criança Feliz cobre 182 municípios e já assiste a 25.415 famílias de uma meta inicial de 33 mil residências. Para tanto, 1.509 pessoas já foram capacitadas no Estado.
Liderança
De acordo com Luciene Rolim os avanços conquistados no Ceará são decorrentes do empenho dos técnicos do Estado, que abraçaram o programa desde o seu lançamento, em meados de 2017, sob a liderança de Onélia Santana. “A liderança da primeira dama tem agregado vários atores ao programa, o que tem viabilizado o seu desenvolvimento mais rápido no Estado”, destacou a secretária.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz no SUAS promove o desenvolvimento integral infantil, a partir de visitações domiciliares e monitoramento de gestantes e de crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto adveio do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira dama do Ceará, Onélia Santana, e que vem sendo implementado de forma intersetorial em 182 municípios cearenses, em benefício inicial de 25.415 famílias carentes.
Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Cel: (85) 9.8878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline