STDS realiza 3º Concurso Ceará Moda Acessível

20 de abril de 2018 - 13:27 # # # #

As criações serão apresentadas na próxima terça-feira, 24 de abril, durante o
Festival de Moda de Fortaleza

Data: 24 de abril (terça-feira)
Hora: 10h às 12h
Local: Maraponga Mart Moda – Rua Francisco Glicério, 290, Maraponga

Preconceito, inclusão e acessibilidade. Estes são temas que ainda fazem parte do dia a dia de milhares de cearenses que apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Para refletir sobre esta realidade no contexto da moda, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), realiza na próxima terça-feira, 24 de abril, a partir das 10h, o 3º Concurso Ceará Moda Acessível, que ocorrerá durante a programação do Festival de Moda de Fortaleza (FMF), no Shopping Maraponga Mart Moda. O objetivo é apresentar roupas para pessoas com diversos tipos de deficiência, levando a mistura das tendências nacionais com a criatividade cearense e a acessibilidade às passarelas.

O concurso conta com criações de oito estilistas e levará ao palco nove alunos do Cepid. “Nós vamos mostrar que podemos chegar em qualquer lugar, até mesmo nas passarelas. Esse evento dá visibilidade a esta causa, por isso é tão importante. Não consigo descrever a sensação de saber que vou vestir uma roupa feita especialmente para mim, pensada para contemplar pessoas que como eu ainda sofrem com as opções disponibilizadas no mercado”, explicou a deficiente visual, Mária de Fátima, que vai desfilar durante o evento. Um total de 56 alunos, dentre os quais 27 do curso de Maquiagem e penteado, 16 do curso de Fotografia e 13 do curso de Modelo e Manequim estão sendo capacitados para trabalhar na produção e cobertura do evento.

Censo demográfico

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

Cepid

A unidade, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, oferece serviços de orientação psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar; cursos de formação e qualificação nas áreas de Indústria, Comércio e Serviços, de acordo com as demandas do mercado e as necessidades das empresas; intermediação para o mercado de trabalho; acompanhamento periódico das pessoas com deficiência inseridas nos postos de trabalho; ações de sensibilização nas empresas para o trato com as pessoas com deficiência. Na área do esporte, o Cepid atende, em média, 150 atletas por ano, em modalidades como basquete em cadeiras de rodas, natação, futsal de cinco para deficientes visuais, futebol em cadeiras de rodas e tênis de mesa, gerando resultados favoráveis, como a convocação de atletas do basquete e do futebol em cadeiras de rodas para suas respectivas seleções brasileiras.

O Cepid é um ambiente acessível equipado com piso tátil direcional e de alerta, assentos nos chuveiros, rampas e elevador de acesso, barras de apoio, mesas para cadeirantes nas salas de aula, além de área de convivência com cafeteria, salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, salas de atendimento individual, auditório com capacidade para 80 pessoas, piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre. Os interessados em participar de atividades no Cepid devem ter a partir de 16 anos de idade e precisam realizar um cadastro para o qual é solicitado RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Feito o registro, os novos inscritos são submetidos a uma entrevista com psicólogo e/ou assistente social e encaminhados aos serviços de seu interesse.

Mais informações: Regina Tahim, Coordenadora do Cepid – Fone: 3101.2723

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira
Fone: 3101.2099 / 2089
Cel: 9.8878.8510
E-mails: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: http://twitter.com/stdsonline