Governo do Ceará inaugura Areninha no Crato

20 de abril de 2018 - 08:02 # # # #

Essa é a primeira de um total de 49 equipamentos que serão entregues à população cearense

Areninha

Em mais uma ação de fortalecimento das políticas para a juventude, o Governo do Ceará entrega à população do Crato, nesta sexta-feira (20), a primeira Areninha de um total de 49 equipamentos que estão sendo construídas em 44 municípios do Estado. O governador Camilo Santana e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social em exercício, Herman Normando, participam da inauguração.

Esta também é a primeira de duas Areninhas com as quais o município do Cariri foi contemplado. A obra contou com o investimento total de R$ 1.549.540,95, sendo 80% do recurso do Estado, no valor de R$ 1.239.632,77, e os outros 20% da contrapartida do Município, o equivalente a R$ 309.908,18.

O Projeto Areninhas do Ceará leva ao povo cearense novos ambientes de lazer, de esporte e de socialização. Os equipamentos contemplam espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Os terrenos, cedidos pelas prefeituras municipais, têm área média de 95m x 73m e os campos esportivos de 85 m x 60 m, de preferência em área de várzea, mas na zona urbana da cidade.

As Areninhas são financiadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), licitadas e construídas pela STDS. Responsável pela elaboração dos projetos técnicos, o Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE) realiza o acompanhamento e a supervisão das obras feitas em parceria com a equipe do ProaresIII/STDS.

Municípios selecionados

Entre os 44 municípios selecionados pelo Ipece, estão: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas unidades), Crateús, Crato (duas unidades), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas unidades), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas unidades), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Proares III

Em sua terceira fase, o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), conta com recursos totais de US$ 71,981 milhões, dos quais US$ 50 milhões foram contratados pelo governo do Ceará junto ao BID e os outros US$ 21,428 milhões a contrapartida do Estado. Além das praças Mais Infância, o Proares III também financia a construção de diversas unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente.

O Programa também irá fomentar a inserção produtiva e a promoção do emprego, por meio de agências para atendimento integral do trabalhador e da promoção de cursos de capacitação em várias áreas. Além disso, promoverá o fortalecimento institucional, a partir da promoção de cursos de especialização, mestrado e doutorado para gestores e técnicos do Estado do Ceará.

O Governo do Ceará finaliza a licitação para a construção de mais de 100 Campinhos, com estrutura menor do que as areninhas, similar aos campos society, para os municípios que não vão receber areninhas. Já a ação Juntos por Fortaleza, parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza, anunciou a construção de 16 novas areninhas na Capital.

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS