Governo do Ceará entrega 272 novos empreendedores ao Grande Vicente Pinzón

25 de abril de 2018 - 15:58

 

Desenvolvido por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e do Ceará Pacífico, o Progerar também qualificou, desde o seu lançamento, em 2016, outros 891 empreendedores sociais

“Nós existimos, temos propostas e queremos mostrá-las. O Progerar nos guiou nesse processo de nos reconhecer dentro do nosso espaço e de saber como lidar com isso, transformando os problemas em novas possibilidades. Precisamos mostrar que a periferia representa também criatividade e entender que somos mais quando estamos juntos, quando pensamos o nosso lugar a partir da coletividade”, explicou a aluna Nadja de Paula, uma das idealizadoras do Instituto Unicidades, um dentre os dez projetos associativos que surgiram como resultado da capacitação do Progerar no Grande Vicente Pinzón.

Os alunos do projeto receberam a certificação ontem (25), das mãos do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina e da coordenadora do Ceará Pacifico, Karla da Escócia, representando, na ocasião, a Vice governadora do Ceará, Izolda Cela. “O Progerar tem um diferencial por ser feito pela comunidade e com a comunidade. É um projeto que propõe um exercício de olhar para dentro e conhecer os problemas do próprio lugar para, assim, desenvolver ações efetivas, tanto no âmbito coletivo como no pessoal”, frisou o titular da STDS, Francisco Ibiapina, durante a abertura do evento.

Olhar de Dentro

“Essa experiência possibilita um novo olhar sobre as nossas comunidades, que serão transformadas através de cada um desses projetos. Estamos formando multiplicadores, indivíduos com criticidade para atuar como cidadãos conscientes e capazes de gerar sua própria renda”, ressaltou Karla da Escócia. O curso de formação de empreendedores sociais teve duração de três meses e foi dividido entre aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 225 horas.

O resultado da capacitação é a criação de 20 planos de negócios e 10 projetos associativos, que representam não apenas um meio de gerar renda, mas também um crescimento pessoal e coletivo. Além da formação em Empreendedorismo, os alunos participaram de cursos específicos com carga horária de 100 horas, dentre os quais: Inglês, Panificação, Lancheteria, Design de Sobrancelhas, Chocolateria, Organização de Eventos, Manicure Pedicure e Assistente Administrativo.

Resultados

Desde o seu lançamento, em 2016, o Progerar já qualificou um total de 891 empreendedores sociais. Foram 557 formados no Grande Vicente Pinzón, em junho de 2016, e outros 334 jovens qualificados no Grande Bom Jardim, cuja formatura aconteceu em março deste ano. O Progerar utiliza a metodologia de capacitação massiva, sistema aplicado em mais de 30 países que tem como instrumento técnico-pedagógico a estrutura de um Laboratório Organizacional, onde são realizados cursos de qualificação profissional planejados de acordo com as demandas das comunidades. Esse processo possibilita o surgimento de diversos empreendimentos sociais e econômicos, além do fortalecimento de projetos existentes no entorno da unidade.

Trabalho Autônomo

De acordo com o estudo “Trabalho Autônomo e Políticas Públicas em Regiões Metropolitanas”, divulgado em novembro de 2017 pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), 47,2% dos trabalhadores autônomos que residem na região metropolitana de Fortaleza são analfabetos ou têm o ensino fundamental incompleto, e apenas 3% têm ensino superior. Os dados refletem uma realidade desigual e reafirmam o desafio dos gestores e da sociedade civil no enfrentamento deste problema social.

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

Mais informações:

Sebastião Araújo – Coordenador do Progerar: (85) 9.8895.5466

Assessoria de Comunicação e Eventos

Secretaria doTrabalho Desenvolvimento SocialSTDS
Jornalista responsável:Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone:3101.2089/2099
Twitter:www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br