Governo do Ceará promove serviços na Praça do Ferreira

27 de abril de 2018 - 10:12 # # # #

Parceria entre STDS, Prefeitura de Fortaleza e entidades de classe garantiram ações gratuitas de saúde, beleza, gastronomia e capacitação para o trabalho durante toda a última segunda-feira (30)

“Este é um dia para honrar e homenagear o trabalhador cearense, que é um dos principais motivos do nosso empenho e compromisso nesta gestão. Ofertamos serviços para atender aqueles que saem de casa todos os dias com esperança de um futuro melhor e que constroem suas vidas a partir da sua força de trabalho. Seguimos investindo em ações para contemplar esse público, principalmente na área da capacitação, onde vamos disponibilizar mais de 35 mil vagas só este ano de 2018”, destacou o titular da STDS, Francisco Ibiapina, durante o evento em homenagem ao Dia do Trabalhador, realizado segunda-feira (30), na Praça do Ferreira.

O público aproveitou diversos serviços disponíveis na praça. Além de informações sobre capacitação profissional, jovens, pais e mães de família aproveitaram para retirardocumentos, checar a saúde, repaginar o visual e ainda aproveitar uma diversidade de apresentações culturais. O ministro do Trabalho, Helton Yomura, esteve presente na celebração e apontou a importância da data. “Este dia representa as conquistas do trabalhador e por isso merece ser lembrado todos os anos. Seja na agricultura, na pesca, na indústria ou em qualquer outro setor a política social mais eficiente é o emprego, pois além da renda, possibilita autonomia”, frisou o ministro.

Parceiros e Serviços

As ações festivas em homenagem ao Dia do Trabalhador foram coordenadas pelo titular da STDS, Francisco Ibiapina, e contaram com a participação de representantes de vários órgãos parceiros e demais autoridades públicas. O evento foi realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejus), de Saúde (Sesa), de Políticas sobre Drogas (SPD), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Sine/IDT; secretarias municipais de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), de Desenvolvimento Econômico (SDE); além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE), entidades do Sistema S (Sesi, Sest/Senat e Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), Faculdade Pitágoras e Rede Cuca.

Trabalho e Cidadania

Os estandes da STDS e do Sine/IDT disponibilizaram serviços de cadastramento de trabalhadores, consulta e encaminhamento para vagas de emprego e intermediação para o trabalho e recebimento de currículos. Além disso, foram divulgadas informações sobre o Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) e sobre cursos e inscrições para os projetos de capacitação profissional oferecidos pelo Centro de Políticas Públicas de Juventude (CPPJ) – Primeiro Passo, Criando Oportunidades, CITS –, sob coordenação da STDS.

Já a Prefeitura de Fortaleza, via SDE, realizou formalização de negócios e fez incrições para palestras gerenciais; enquanto a SDHDS ofereceu serviços de inscrição no CadÚnico, dos programas de transferência de renda, revalidação e atualização cadastral e forneceu declaração de NIS. A OAB/CE prestou orientações trabalhistas e previdenciárias aos cidadãos. O público presente também emitiu RG e CPF no estande da Sejus, de acordo com as condições para expedição de 1º ou 2º vias. O INSS também marcou presença na programação, esclarecendo questões sobre direitos e deveres do trabalhador ou segurado. Serviços e oficinas também foram disponibilizados nos caminhões estacionadas ao redor da Praça do Ferreira: unidades móveis do Empreendedorismo, da STDS; da SRTE/CE; da SPD; da FIEC/Sesi/Senai; do Detran; da Secitece; e o ônibus do Programa Mais Infância.

Saúde, Beleza e gastronomia

Durante o Dia do Trabalhador, os cidadãos tiveram acesso, ainda, a orientações médicas, fisioterápicas, fonoaudiológicas, psicológicas e sobre saúde bucal; avaliação física; serviços de aferição de pressão arterial; e teste de glicemia. O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e a Secretária de Saúde do Ceará (Cerest/Sesa) levaram orientações sobre segurança do trabalho. A SPD disponibilizou orientações para dependentes químicos e familiares.

Para os que estiveram a fim de cuidar do visual, houve cortes de cabelo na Tenda da Beleza. Os segredos da culinária nas áreas de produção de bolos, tortas e drinks foram apresentados na Tenda da Gastronomia, pela Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), que ofereceu ainda degustação de produtos. O Espaço Viva Gente levou à praça o Projeto Farmácia Viva e o uso das plantas medicinais. A programação do Dia do Trabalhador aconteceu sob a animação de Pingo de Fortaleza; Grupo de Chorinho do Espaço Viva Gente e circos-escolas Palmeiras e Bom Jardim, da STDS; atrações do Projeto Ensaios Abertos, da Rede Cuca; além de aulões de ritmos/zumba.