STDS capacita profissionais do SUAS no atendimento a famílias em situação de violência

23 de novembro de 2018 - 17:13

ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA

STDS capacita 350 profissionais do Suas no atendimento às famílias em situação de violência

Data: 26 a 30 de novembro

Horário: 08 às 17h

Local: Universidade do Parlamento (Unipace) – Av. Pontes Vieira, 2391

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza a partir da próxima segunda-feira, 26/11 até a sexta-feira, 30/11, uma semana com palestras e debates sobre o atendimento às famílias que vivenciam situações de violência. O curso cujo tema é “Proteção Social às Famílias em Situação de Violência”, ocorrerá na Universidade do Parlamento (Unipace), e contemplará 350 profissionais do SUAS. Na ocasião também será apresentado o Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social / CEMARIS 2017.

O intuito principal do encontro é o fortalecimento da rede socioassistencial que atende às famílias em situação de vulnerabilidade, bem como o enfrentamento a violência, seja no campo ou na cidade. “Estamos preparando os profissionais do SUAS para que possam lidar com as mais diversas situações, e para que entendam quais os tipos de violência e qual a melhor forma de lidar com cada caso específico. Nosso empenho é para levar um atendimento cada vez mais humanizado e próximo do nosso povo, daqueles que mais precisam da assistência social”, ressaltou a orientadora da Célula de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Assessoramento aos Municípios, Célia Melo, que estará presente na abertura do evento.

Cemaris

O Cemaris é o censo que o Governo do Estado adota como base para realizar o diagnóstico dos municípios em relação a casos de riscos sociais e pessoais como abuso sexual, violência doméstica, agressões entre outros. Além do estado, os municípios também utilizam deste sistema e desse diagnóstico para traçar metas e realizar ações em combate a estes riscos.

Rede de Atendimento

No Ceará, o Suas conta com uma rede de serviços ofertados em 390 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 210 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; 09 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); 10 Centro Dia; e 118 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.

26.11.18 (Segunda-feira)

9h – Abertura

9h30 – Palestra sobre violência urbana e rural e estratégias de superação

palestrante: professor Luiz Fábio Paiva (Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC.

10h30: Palestra sobre o Projeto Proteção à infância e Juventude – Proinfância

palestrante: Dr. Hugo Mendonça (Ministério Público do Estado do Ceará)

11h20: Debate

12h: Almoço

14h– Palestra sobre violações de direitos nas famílias vítimas de violência urbana no Ceará

15h– Apresentação do diagnóstico de violação de direitos combase no Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social / CEMARIS 2017

16h – Debate

27.11.18 (Terça-feira)

9h: Apresentação dos participantes e da proposta de trabalho do dia

10h: Apresentação e debate sobre a Rede de Atendimento e Prevenção à Violência: Abordagens Interdisciplinares, Intra e Intersetorial.

12h: Almoço

14h: Exercício em subgrupos: Identificação da rede socioassistencial dos municípios/ territórios e estudo de caso.

15h – Socialização e debate do exercício no grupo maior.

28.11.18 (Quarta-feira)

9h – Apresentação da proposta de trabalho

9h30 – Aula introdutória com as diferentes tipologias de violência

10h – Trabalho em subgrupo sobre as categorizações de violência e apresentação dos grupos

12h – Almoço

13h30 – Apresentação da proposta de trabalho e dos serviços/dispositivos da rede de proteção básica associados aos deferentes tipos de violência a partir dos quadros conceituais.

14h30 – Estudo de caso em subgrupos e apresentação e debate no grupo

29.11.18 (Quinta-feira)

9h – Apresentação da proposta de trabalho do dia e dos níveis de proteção social especial de média e alta complexidade/serviços tipificados e a relação com os diferentes tipos de violência.

11h – Divisão em subgrupo para preparar dramatizações acerca de casos da proteção social de média e alta complexidade

12h – Almoço

14h – Apresentação e debate das dramatizações

16h30 – Orientação do roteiro de elaboração, por município, de proposta de ação de atendimento e prevenção à violência de forma interdisciplinar, intra e intersetorial. Definição da data final de apresentação à STDS.

17h – Avaliação e encerramento do curso

30.11.18 (Quinta-feira) – À Distância

Elaboração e apresentação, por município, de proposta de ação de atendimento e prevenção à violência de forma interdisciplinar, intra e intersetorial.

Apresentação da programação e relatório da multiplicação do curso para os trabalhadores de âmbito municipal contendo: Conteúdo programático; carga horária; público e período.

Mais Informações:

Célia Melo – Gestão do SUAS e Assessoramento aos Municípios – 3101. 4586