Governo do Ceará inaugura CRAS no município de Graça

12 de abril de 2024 - 15:35 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos:Cláudio Rocha e Thaynan Freitas

A população do município de Graça, no Sertão de Sobral, recebeu, nesta sexta-feira (12), um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), sob coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS). Os recursos, na ordem de R$ 1,4 milhão, são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Ceará. Este é o 12º CRAS construído dentro do Proares III. Outros 12 estão em construção no Estado.

Durante a inauguração, o secretário executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, reforçou o papel fundamental do CRAS na articulação da rede de proteção social. “Toda a capacitação e todo o assessoramento necessários serão disponibilizados pela SPS para que o atendimento deste CRAS seja aprimorado a cada dia, garantindo o melhor serviço para todos que buscarem a unidade. Parabéns ao município de Graça que só tem a ganhar com esse equipamento”, ressaltou o secretário.

O novo CRAS, que fica no distrito de Jaburu, tem como objetivo atender a população vulnerável do local, com uma meta de beneficiar 700 famílias. Para Neusa Rodrigues, moradora da localidade, a inauguração do espaço traz benefícios à comunidade. “Quando minha filha teve necessidade de atendimento especializado, eu tive que buscar na sede do município, que fica um pouco distante. Agora vai ser mais fácil. A gente sabe dos benefícios que o CRAS proporciona para nossos idosos e nossas crianças com necessidades especiais. Esse espaço traz pra perto de nós um apoio”, afirma.

O CRAS oferta orientações e acesso a programas sociais como os de transferência de renda, além de orientação e apoio sociofamiliar, promoção de atividades socioeducativas, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e prevenção de situações de risco.