Programa Primeiro Passo abre as portas do mercado de trabalho para Jovens Aprendizes

27 de fevereiro de 2023 - 10:51 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Claudio Rocha

Jovens das periferias de Fortaleza estão ampliando suas perspectivas de vida e trabalho através do programa Primeiro Passo. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa vem transformando a vida de jovens como Francisco Taylon (19), Luis Naelio (20) e Paulo Pontes (22), que se dedicaram para ingressar como Jovens Aprendizes nas empresas onde hoje estão construindo uma carreira. Eles fazem parte dos mais de 55 mil jovens capacitados através do Primeiro Passo, desde 2015.

Francisco Taylon (19) é o mais velho de sete irmãos e um dos mais jovens do setor  de suporte técnico da Vice-Governadoria do Ceará. Ainda com 18 anos, Taylon iniciou como Aprendiz no órgão. “Quando cheguei no meu local de trabalho eu não sabia muita coisa. Tinha interesse pela área, mas não tinha ainda nenhuma experiência, e foi aqui que aprendi tudo que sei hoje”, conta o jovem, enquanto conserta uma das peças do computador da sua sala de trabalho.

Taylon entrou este ano na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e fala com orgulho do que vem conquistando. “Meus irmãos mais novos me admiram e eu fico muito feliz de saber que posso ser um exemplo para eles”, conta. O jovem mora com os pais e os irmãos no centro de Fortaleza e tem orgulho de colaborar com as contas de casa no fim do mês. “Tudo que estou conquistando é graças ao meu esforço e também ao cuidado dos meus coordenadores para que eu siga crescendo e aprimorando meus conhecimentos”, lembra Taylon, que ainda acrescenta: “Todos os dias eu acordo animado para vir pra cá porque sei que vou aprender coisas novas, me sinto muito bem no meu ambiente de trabalho”, complementa o ex-aprendiz.

Antes de se capacitar como Jovem Aprendiz e ter seu próprio emprego, Taylon foi beneficiário do Bolsa Família, recurso com o qual sua mãe cuidou dele e hoje cuida dos outros seis filhos mais novos. “O Bolsa Família me possibilitou muitas coisas, trouxe comida para nossa mesa e foi base para que eu pudesse ter acesso à educação”, complementa o jovem.

Assim como Taylon, Luis Naelio (20) ingressou no mercado de trabalho através do Primeiro Passo. Na correria do dia a dia de trabalho, Naelio não viu que se passaram quase três anos desde que chegou como Jovem Aprendiz, no Hotel Diogo. Hoje é contratado como auxiliar de garçom no restaurante do hotel.  

“Foi todo um processo até conquistar essa vaga, mas hoje sei que meu esforço valeu a pena. Às vezes, fico lembrando das aulas teóricas do Aprendiz, de quando eu saía às 5h30 da manhã da minha casa, no Carlito Pamplona, pra pegar o ônibus no terminal com destino a Messejana, onde aconteciam as aulas teóricas. Não foi nada fácil, tive que me comprometer integralmente com o curso para conseguir chegar até aqui, e hoje posso dizer que me sinto empolgado, entusiasmado com tudo que venho conquistando nesses três anos” reflete Naélio.

O jovem conta que o fato de estar rodeado de profissionais experientes o incentiva a querer evoluir e buscar outras capacitações. “Uma coisa é certa, meu futuro é trabalhar com turismo. Vou continuar atuando no ramo da hotelaria e o próximo passo é entrar em um curso técnico, aprender outras línguas”, reitera Naélio, que tem um brilho no olhar ao falar do futuro que ele constrói para si.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que o Primeiro Passo é referência para jovens em todo o Ceará. “Acredito muito na qualificação profissional como um dos pilares para construirmos um Ceará mais justo socialmente para todos. Através de programas como o Primeiro Passo é que nós vamos incentivar e fortalecer as políticas de emprego e renda, para assim, diminuirmos a necessidade de políticas assistenciais. Os jovens cearenses, sobretudo os que estão nas periferias e que fazem parte da rede pública de ensino, precisam desse incentivo para desenvolver todo seu potencial e autonomia”, pontua a gestora. 

A secretária lembra que, em 2021, o Primeiro Passo realizou uma pesquisa com jovens aprendizes. Os resultados foram bem satistatórios, pontua ela: “Dos entrevistados, 76,5% estavam empregados ao final do curso; 10,2% seguiram estudando, e apenas 13,3% estavam ainda fora do mercado de trabalho”. Foi feita também uma pesquisa de satisfação com os mesmos jovens e 95% avaliaram o programa como excelente ou bom.

Paulo Pontes (22) também trabalha no Hotel Diogo e, além do aprendizado e experiência profissional que vem acumulando, aproveita a estabilidade financeira para estudar com mais foco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eu deveria ter entrado na universidade no ano passado. Fiz a prova do Enem e tirei uma nota boa, mas não tinha condições naquele momento de só estudar. Precisei desistir da universidade para trabalhar e ter uma renda para ajudar em casa”, revela Paulo, que mora com a avó no bairro Pan Americano.

Ele explica que entrou na empresa como Aprendiz, em 2021, no Almoxarifado, onde atua até hoje. “Neste um ano e meio que estou aqui, aprendi muito sobre a importância da organização. Antes de vir trabalhar aqui eu não tinha noção do quanto era importante estabelecer metas e ter organização para que as coisas acontecessem com fluidez. Gosto muito da área em que trabalho e sei que este emprego está sendo uma base para me levar para outros lugares”, lembra Paulo, que estuda para realizar seu sonho: cursar Educação Física.

Para a coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, o Primeiro Passo possibilita aos jovens não somente a entrada no mercado de trabalho, como também a chance de construir uma carreira. “Os jovens cearenses têm um grande incentivo para se qualificarem no mercado de trabalho. O Primeiro Passo, além de qualificá-los, possibilita que eles mostrem seu potencial e tenham a oportunidade de se estabelecer nas empresas onde trabalham. Temos muito orgulho do programa e de tudo que ele vem realizando nos 184 municípios cearenses”, conclui a coordenadora.

Entre os anos de 2015 e 2022, foram qualificados 55.723 jovens pelo programa, nas linhas de ação do Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. As inscrições para se cadastrar no programa podem ser feitas no site da SPS, no link: https://bit.ly/3v63S74 

Serviço:

Endereço: Rua Silva Paulet, 324, Meireles

E-mail: primeiropasso@sps.ce.gov.br

 

Acesse aqui às outras matérias da série