De aprendiz a efetivo: profissionais que construíram carreira nas empresas em que tiveram sua primeira experiência profissional

28 de fevereiro de 2023 - 11:18 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Claudio Rocha

Nos últimos anos, o programa Primeiro Passo vem inserindo jovens de todo o Estado em empresas públicas e privadas, para que tenham sua primeira experiência profissional. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o programa  foi a porta de entrada para profissionais como Glória Matos (38), Daniella Targino (31) e Patrick Souza (38), que se destacaram em suas áreas de atuação e construíram carreira nas empresas em que iniciaram como Jovens Aprendizes.

Formado em Administração de Empresas e pós graduando em Gestão de Liderança, o Coordenador de Aprendizagem do Programa Primeiro Passo, Patrick  Souza, iniciou sua carreira profissional há 20 anos, justamente no projeto que hoje coordena. O menino que cresceu no Campo do América é hoje uma referência não só para os jovens do seu bairro, mas também para outros meninos e meninas que crescem nas periferias do Ceará e buscam uma primeira experiência no mercado de trabalho.

“Consegui a vaga para trabalhar no Primeiro Passo, nestes 20 anos me dediquei integralmente e recebi esse reconhecimento dentro do meu setor. Sei que esse reconhecimento é resultado do meu comprometimento com o projeto. Não é só um trabalho, é uma missão de vida pra mim, um compromisso que firmei com jovens que precisam dessas oportunidades, assim como um dia eu precisei”, destaca Patrick.

O coordenador reforça que não é à toa que o Ceará é referência nas políticas de Aprendizagem. “Nós somos o único Estado da federação que financia os cursos de qualificação para que os jovens cheguem às empresas entendendo o que é o mercado de trabalho, a ética profissional, e tantos outros assuntos de extrema importância para que consigam efetivação nas empresas”, lembra Patrick, que costuma dizer que o Primeiro Passo não muda vidas, salva vidas. “Eu não sei onde estaria hoje se não tivesse tido essa oportunidade”, lembra ele.

Autonomia e independência financeira

Formada em Administração, Glória Matos começou sua carreira profissional no Primeiro Passo, ainda como Jovem Aprendiz. Cria do Bom Jardim, ela se emociona ao lembrar da sua trajetória e dos caminhos que percorreu até ser convidada a atuar à frente do gerenciamento de contratos administrativos da SPS.

“O Primeiro Passo foi um divisor de águas na vida de muitos jovens da minha geração. Quando vi aquela oportunidade de ter minha primeira experiência profissional em um local que lidava com o social, eu não tive dúvidas, era ali que queria trabalhar. Aquilo tudo reforçava meus ideais de uma sociedade mais justa, então me dediquei integralmente, e de lá até aqui as portas foram todas se abrindo pra mim”, conta Glória, que logo passou a ter sua independência financeira e condições para morar sozinha e cursar uma faculdade.

“Me espelho em algumas pessoas que admiro profissionalmente aqui, e sei que esta troca faz toda a diferença na profissional que sou hoje e na carreira que decidi seguir”, ressalta Glória, que se especializou em Gestão Social.

Daniella Targino também foi Jovem Aprendiz e atualmente é coordenadora de merchandising do setor de Marketing da empresa JA Distribuidora. “Cheguei na empresa em 2008, como Jovem Aprendiz, 14 anos atrás. Não podia imaginar que aqui eu me desenvolveria tanto e construiria minha carreira profissional neste lugar”, lembra Daniella, que coordena uma equipe de 40 pessoas dentro da empresa.

Assim que cheguei na empresa me identifiquei com a área em que fui alocada para trabalhar e tive um suporte muito legal dos meus supervisores, tanto que logo decidi ingressar numa faculdade para estudar Marketing e, aos poucos, meus chefes foram me confiando responsabilidades maiores. Foi como subir uma escada, degrau por degrau. Fui conquistando meu espaço dentro da empresa e hoje coordeno uma equipe de 40 pessoas. Adoro esse desafio diário de lidar com coisas novas, trabalhar com ideias, isso tudo me dá mais energia para seguir crescendo junto com a empresa”, revela Daniella, lembrando de quando, aos 17 anos, cursava o terceiro ano do Ensino Médio e não tinha ideia de que aquela primeira experiência como Aprendiz a levaria tão longe.

Serviço:

Endereço:Rua Silva Paulet, 324, Meireles

E-mail: primeiropasso@sps.ce.gov.br

Acesse aqui às outras matérias da série