Com termo de cooperação técnica, SPS e Seir desenvolverão ações conjuntas pela igualdade racial

20 de março de 2024 - 17:32 # #

A Secretaria da Proteção Social e a Secretaria da Igualdade Racial firmaram, nesta quarta-feira (20), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações intersetoriais de promoção da igualdade racial. O documento teve a assinatura das titulares das pastas, Onélia Santana e Zelma Madeira, e aconteceu no município de Horizonte, durante a oficina municipal de fortalecimento do pertencimento étnico racial. Estiveram presentes também o prefeito do município, Nezinho Farias, e a deputada estadual Jô Farias.

Com o acordo, as secretarias se propõem a compartilhar dados e estatísticas relativos a identificadores étnicoraciais; construir fluxos de procedimento para atendimento e acompanhamento da população negra e de povos e comunidades tradicionais; promover formação inicial e continuada para profissionais da proteção social; e promover a integração desta população nas ações das políticas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, justiça, cidadania e políticas sobre drogas.

Também estão previstas a criação de oportunidades para a população negra e de povos e comunidades tradicionais, assim como desenvolver estratégias voltadas à inovação das políticas públicas de promoção ao artesanato.

A secretária Onélia Santana destacou a importância de estar em uma comunidade quilombola, firmando a parceria com a Seir e colocando a Secretaria da Proteção Social à disposição para a realização de ações com essa população. “Que a gente possa, com essas crianças e jovens, se qualificar, crescer e voltar para a comunidade, e estimular para que a comunidade possa crescer cada vez mais”, destacou. A secretária ressaltou que a SPS está presente para trabalhar, desde a infância, com a formação dos visitadores do programa Criança Feliz, o combate ao racismo, e promover a igualdade racial.

A secretária Zelma Madeira ressaltou seu orgulho com o crescimento e a luta da comunidade de Alto Alegre. “Nós precisamos fortalecer nossa identidade de grupos raciais que foram historicamente discriminados e dizer: nós somos potência e reinventamos a nossa existência”, afirmou. Zelma Madeira falou também da luta de Horizonte, com ações seja na assistência social, seja na educação, para construir uma sociedade antirracista.

Oficinas
A oficina faz parte de uma série de encontros para trabalhar a temática, com foco no desenvolvimento infantil em territórios quilombolas do Estado. A ação faz parte do programa Criança Feliz e objetiva trabalhar o impacto do racismo no desenvolvimento da primeira infância. As oficinas já aconteceram em Trairi e, até junho, seguem para Poranga, Monsenhor Tabosa e Pacujá.

Entre os temas abordados estão a importância das políticas públicas antirracistas; caminhos para uma primeira infância antirracista na Assistência Social e na Educação; paternidade e masculinidades negras; e educação escolar quilombola.